Mulheres VitruVianas
Esta escultura foi desenvolvida para o último programa da Temporada 2023 do grupo MúsicaRara: "Música Rara Italiana"
Dentre os grandes artistas italianos, Leonardo da Vinci certamente foi dos mais completos na sua época, além de pintor e escultor também era músico, arquiteto, engenheiro, inventor e filósofo.
Foi inspirado no estudo do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, que desenvolvi esta escultura.
Vivemos tempos sombrios no Brasil e no mundo, onde perseguições homofóbicas, intolerância religiosa e tantas outras sabotagens e atrocidades à liberdade do ser humano são praticadas diariamente.
Em 20 de outubro de 2023 a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre pessoas do mesmo sexo e cria uma outra modalidade de união civil.
Recentemente fui censurado, junto com o Gutê Escultor, de expor nossas esculturas junto aos concertos do grupo MúsicaRara por uma entidade religiosa. O recado foi dado por telefone e nos foi dito que nossas esculturas não refletiam os ideais religiosos daquela instituição.
Logo lembrei de um desfile de carnaval que teve um carro alegórico com um Cristo, de Joãozinho 30, proibido de desfilar no maior carnaval do Brasil. Mesmo assim o carro desfilou coberto com um saco preto na avenida. No frigir dos ovos este ocorrido motivou-me em desenvolver uma escultura que trouxesse esse tema que a maioria das religiões condenam: o homossexualismo, e aqui nesta obra mais especificamente, o lesbianismo.
"...Toda a forma de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor valerá..."
Milton Nascimento